Síndico profissional: entenda como funciona e como contratar com uma boa empresa

4 minutos para ler

Viver em um condomínio envolve uma série de obrigações, entre elas, a de definir o síndico que será responsável por gerenciar as atividades a serem realizadas para garantir o bom funcionamento do local. Em muitos casos, a alternativa encontrada é a contratação de um síndico profissional como forma de adquirir praticidade, tranquilidade e deixar que as responsabilidades sejam resolvidas por um profissional qualificado.

Contudo, como saber se a contratação do síndico profissional é a melhor escolha? Leia este conteúdo e esclareça suas dúvidas!

O que é o síndico profissional?

É preciso saber que essa contratação é totalmente legal. De acordo com o artigo 1.347, do Código Civil, os condôminos podem definir em assembleia um síndico que não seja morador para ser responsável pela administração do condomínio. Nesse caso, o prazo não pode passar de dois anos, sendo permitida a renovação de contrato.

O síndico é uma pessoa contratada para gerenciar as atividades do condomínio quando nenhum outro condômino se dispõe a ocupar o cargo ou quando existe a necessidade de contar com o auxílio de um profissional. Por não ser morador, é importante deixar claro que esse tipo de síndico não está sujeito às normas definidas para os condôminos, tendo autonomia para tomar as medidas cabíveis para manter a organização financeira e a ordem do lugar.

Qual a diferença do síndico profissional para o síndico morador?

Entre as principais diferenças, podemos apontar que:

  • o síndico profissional fica presente por um período menor no condomínio. E, apesar de uma menor acessibilidade, tem mais experiência, qualificação e faz um trabalho mais especializado quando comparado ao síndico morador;
  • o síndico morador apresenta maior laço emocional com os demais condôminos, enquanto o síndico profissional é imparcial e isento;
  • manter um síndico profissional é mais oneroso, mas os resultados podem ser mais evidentes e eficientes;
  • o síndico profissional apresenta uma nova cultura para os condôminos, já que, pelo fato de não estar presente a todo momento no condomínio, os moradores terão que aprender a solucionar seus problemas em horários determinados.

Quais são as suas funções?

Entre as diversas tarefas executadas pelo síndico profissional, tanto definidas por lei quanto estabelecidas de acordo com a configuração do condomínio, estão:

  • tratar das demandas dos condôminos e mediar conflitos;
  • gerenciar o condomínio;
  • fiscalizar a inadimplência e as ações judiciais do condomínio;
  • administrar os fundos de reserva;
  • organizar o cronograma de manutenções e obras;
  • elaborar as reuniões de assembleia e assegurar que os condôminos sejam notificados;
  • coordenar e orientar a equipe de colaboradores contratados e terceirizados;
  • analisar demandas por segurança, como o requerimento de câmeras, portaria remota, entre outros;
  • garantir a preservação das áreas comuns do local, como piscinas, quadras e salão de festas.

Por que contar com uma empresa especializada?

É fundamental contar com uma empresa especializada e de confiança ao contratar um síndico profissional. Isso porque a pessoa contratada precisa ser capacitada e qualificada para atender às demandas do condomínio, priorizar as ações de forma correta e acompanhar o andamento dos projetos de perto.

É preciso ressaltar que, assim como em todas as áreas de atuação, existem profissionais bons e ruins. Sendo assim, é fundamental buscar por referências antes de fazer uma contratação. Seja por meio de páginas na Internet, recomendação de pessoas próximas ou moradores de outros condomínios, entre outros meios.

Quando falamos em síndico profissional ou síndico morador, é importante ter em mente que não existe a melhor opção. Assim, a escolha deve ser feita em assembleia pelos moradores. Para isso, é importante avaliar as necessidades do condomínio para identificar o que é mais viável. Então, caso seja decidido pelo profissional especializado, é preciso contar com um conselho forte e atuante, para evitar qualquer tipo de problema com a contratação.

Quer saber como podemos ajudar o condomínio a ter uma gestão mais eficiente? Então, entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe um comentário