Seu Consumo: tire suas dúvidas sobre a individualização da água

4 minutos para ler

individualização de água será cada vez mais uma realidade, especialmente para novas construções. Contudo, para as edificações mais antigas, ela também pode ser implementada facilmente. Isso é feito por empresas especializadas, como a Seu Consumo, que garante instalações adequadas e diversas vantagens do sistema, tanto para os moradores quanto para o condomínio. 

No post a seguir, confira as principais dúvidas sobre esse processo e por que você deveria fazê-lo. Veja também como funciona a Seu Consumo e por que escolhê-la. 

Como é feita a individualização? 

Geralmente, os condomínios trabalham com o sistema de medição única, fazendo a divisão do valor total gerado para todos os moradores. Com a individualização de água esse acompanhamento dos gastos passa a ser separado, ou seja, de acordo com o consumo de cada unidade consumidora. 

O que a lei determina? 

Pensando em medidas como sustentabilidade e correto uso de água, em 2007, foi criada a Lei Nº 11.445, que regulamentava o sistema de saneamento básico ao nível nacional. Já em 2016, esse regulamento foi alterado pela Lei Nº 13.312. Nela, acrescentou-se o inciso 3º, no artigo 29, que corresponde à obrigatoriedade de novas edificações adotarem padrões de sustentabilidade, como a individualização do consumo de água por unidade. 

Prédios antigos precisam mudar? 

Pela lei, somente edificações novas devem adotar os padrões de individualização da água. Contudo, tanto pela sustentabilidade quanto pelas vantagens, condomínios antigos também podem implantar o sistema de individualização de água. 

Quais são os benefícios para os moradores? 

Para o morador, as principais vantagens da individualização se referem ao próprio consumo. A cobrança se torna mais justa, já que cada unidade paga apenas pelo que gastou de fato e não precisa arcar com gastos maiores de vizinhos. Além disso, com a tecnologia da Seu Consumo, o morador pode identificar rapidamente a ocorrência de algum vazamento que faça o valor da água subir. 

Quais são as vantagens para o condomínio? 

Para o condomínio também existem diversos benefícios em adotar a individualização: 

  • é possível detectar vazamentos e infiltrações com precisão; 
  • surge um senso de responsabilidade coletiva pelo uso de água, que se estende às áreas comuns; 
  • o valor do gasto de água comum pode diminuir, devido a essa consciência; 
  • é possível promover a cobrança individualizada de outros serviços; 
  • é fácil detectar inadimplentes e tomar medidas restritivas a eles. 

Quais são os tipos de sistemas de medição? 

Para instalar a medição individualizada, geralmente, usa-se três tipos de sistemas

  • radiofrequência, feita sem fio e transmitida para uma central; 
  • digital, com leitura feita remotamente e hidrômetros instalados na entrada das unidades; 
  • leitura pulsada, na qual cada litro consumido envia um sinal para a central, que gera a conta e a disponibiliza em um software para a administradora. 

Como funciona a Seu Consumo? 

A Seu Consumo é uma empresa com a melhor tecnologia de gestão de consumo do Brasil. Trabalhamos com a individualização de água e gás em condomínios, desde a implantação da estrutura física, até a instalação dos medidores individualizados. 

Com ferramentas como o app da Seu Consumo conseguimos disponibilizar a leitura para condôminos e administradora, gerando cálculos precisos e enviando relatórios de consumo para que se torne mais fácil a tomada de medidas de economia ou reparos. 

A individualização de água é uma realidade para novos condomínios. Com ela, é possível obter vantagens como sustentabilidade, acompanhamento de gastos e economia. Felizmente, ela também pode ser aplicada em edificações mais antigas. Para isso, basta contratar uma empresa especializada, como a Seu Consumo, que pode analisar a estrutura do prédio, fazer adequações e instalar os sistemas. Depois, é só aproveitar as vantagens de um consumo mais justo e sustentável

Quer saber como podemos ajudar você? Fale com a gente

Posts relacionados

Deixe um comentário