Qual o melhor tipo de abertura da máquina de lavar: superior ou frontal?

4 minutos para ler

Se você está montando o seu lar agora ou está buscando por uma nova lavadora de roupas, saiba que vai encontrar no mercado dois tipos de modelos: front load e top load. Esses termos dizem respeito à abertura da máquina de lavar.

No primeiro modelo, o front load, a tampa fica localizada na frente da máquina, enquanto as máquinas top load são aquelas que a abertura se dá na parte superior do equipamento.

A abertura da máquina de lavar é uma característica que vai muito além de questões estéticas. O desempenho do equipamento e os seus custos estão diretamente relacionados a esse detalhe, portanto é preciso saber as variáveis envolvidas que podem impactar na sua escolha.

Neste artigo, você vai conhecer quais são elas para acertar na hora de comprar a sua máquina de lavar. Boa leitura!

Espaço

Se você mora em apartamento, vale a pena considerar a compra de um equipamento mais caro, mas que ofereça também a função de secagem. O modelo front load dispensa a instalação de um varal, bem como a compra de um equipamento específico para essa função. A consequência disso, em espaços reduzidos, é o melhor aproveitamento do ambiente.

E para quem está comprando um apartamento na planta ou está fazendo aquela reforma, saiba que esse modelo de máquina de lavar deixa o ambiente mais sofisticado. Você pode optar por uma bancada inteiriça, instalada na cozinha e na área de serviço, dando a sensação de alongamento do ambiente.

Manutenção

A manutenção do equipamento é um dos detalhes que você deve considerar. Portanto, é preciso saber que as máquinas front load são mais caras que as top load. Isso acontece em decorrência do seu material e das suas funções: a maioria das máquinas front load tem a função de secagem, dispensando o uso de varal. Esse recurso é uma vantagem para quem mora em apartamento. No entanto, isso pode elevar o custo com a manutenção do equipamento em caso de dano.

Conservação

O modelo top load funciona por meio da rotação das pás e esse processo é mais abrasivo para as roupas. Dessa maneira, a máquina de lavar front load é a indicada para roupas mais delicadas. Isso acontece porque o seu sistema de lavagem não funciona com o uso dessas pás.

Ergonomia

Você tem dificuldades para se abaixar? Pessoas que têm problemas na coluna ou nas pernas devem optar pela lavadora top load. Esse modelo facilita bastante na hora de colocar e retirar as roupas de dentro da máquina. Além disso, se você optar por usar um varal suspenso para a secagem das roupas, o modelo top load vai ajudar a ter mais espaço no fluxo de passagem. Afinal, a sua tampa é aberta para cima, não para frente.

Consumo

Um dos pontos de mais destaque a ser considerado na hora de avaliar qual modelo comprar é em relação ao consumo. Estima-se que o modelo front load gaste até 70% menos água e sabão se comparado às máquinas top load. Assim, ele ajuda a potencializar a redução de consumo hídrico, principalmente se a individualização de água for feita. Porém, as front load tendem a consumir mais energia, afinal elas trabalham com o processo de secagem também.

Para escolher qual a abertura de máquina de lavar ideal para você, é essencial que você anote o custo versus os benefícios de cada modelo. O seu orçamento disponível e o design do seu imóvel também devem ser considerados na hora de fazer essa escolha. Analise cada detalhe, porque esse é um investimento relativamente alto.

Se você gostou deste artigo sobre abertura de máquina de lavar, compartilhe o nosso post com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário