Aprendizado de máquina! Entenda o que é e como pode ajudar a reduzir o seu consumo de água!

5 minutos para ler

Como você consegue que um computador responda a uma pergunta com mais precisão e rapidez do que você jamais poderia sonhar?

É exatamente disso que trata a tecnologia denominada Machine Learning ou, numa tradução livre, “aprendizado de máquina”. Os dados por si só são inúteis, mas o aprendizado de máquina é como você pega os dados e aprende coisas úteis com eles. Tome este exemplo:

Apenas ouvindo uma sinfonia você pode dizer quantos instrumentos estão tocando ao mesmo tempo e quais instrumentos estão tocando quais notas?

Usando o aprendizado de máquina, você pode começar alimentando o computador com muitos solos de piano que capturam o alcance expressivo de um piano e você dá a ele muitos solos de violino. Você diz ao computador quais solos são tocados pelo piano e quais são tocados pelo violino e, então, você dá ao computador um dueto piano/violino e, por fim, você pede para ele separar os dois instrumentos.

O aprendizado de máquina tenta descobrir as propriedades específicas que realmente fazem a diferença entre os dois. Isso é chamado de “aprendizado supervisionado” porque a máquina é previamente informada por humanos que existem dois instrumentos e, a partir daí, ela desenvolve suas próprias regras para distinguir pianos de violinos. Para uma orquestra inteira, com dezenas de instrumentos, é possível fazer a mesma lógica, bastando utilizar essa mesma abordagem.

Mas e se você quiser analisar todas as músicas no Spotfy, que contêm infinitas variedades e combinações de instrumentos?

Nessa hora aparece o que chamamos de “aprendizado não supervisionado”.

O “aprendizado não supervisionado” é uma maneira muito mais não estruturada de fazer isso, onde o sistema aprende os padrões e os próprios dados apenas observando dezenas de milhões de dados sem que nenhum humano diga à máquina o que é o quê.

Em outras palavras, não dê ao computador um instrumento de cada vez! Em vez disso, dê todas as músicas já gravadas e não conte nada a ela. A máquina pode começar identificando eventos na música: digamos, uma mudança no tom. Aos poucos os padrões começam a surgir. O computador começar a separar os instrumentos uns dos outros. No início, ele vai confundir, por exemplo, guitarra e baixo ou viola e violino, mas gradualmente vai começar a separar em uma música, cada um de seus instrumentos componentes. E o mais incrível: tudo isso sem que a máquina seja informada nem mesmo o que é um instrumento!

Como você pode imagina, o “aprendizado de máquina não supervisionado” está sendo utilizado em todos os tipos de aplicações e apresentando um efeito transformador em vários setores., como: finanças, seguros, cuidados de saúde, mobilidade urbana e até mesmo dentro de nossas casas.

Achamos que a casa deve ser mais inteligente do que é hoje.

Na Seu Consumo, estamos usando aprendizado de máquina não supervisionado para ajudar os nosso clientes a entenderem o que está acontecendo em suas casas. E isso tudo é feito através de um pequeno aparelho que mede a água consumida em suas residências, praticamente em tempo real.

O consumo de água em uma residência é como uma sinfonia, só que em vez de instrumentos individuais, uma casa tem diversos equipamentos e pontos de consumo que utilizam água, sendo ligados e desligados dia e noite, criando picos e quedas no consumo de água. Cada equipamento (torneiras, chuveiros, máquinas de lavar, etc.) tem uma espécie de tom e usos com duração únicos que são agrupados em harmonias em cada residência. E é exatamente esse sinal barulhento que os nossos algoritmos procuram desembaraçar para determinar o que está sendo usado e quando.

Usamos o aprendizado de máquina para descobrir as “assinaturas” de cada um desses equipamentos, quando começamos a obter dados de dezenas de milhares de dispositivos nas casas das pessoas. E é nesse momento que os padrões começam a sair e somos capazes de identificar torneiras, chuveiros, purificadores, máquinas de lavar louças, máquinas de lavar roupas e assim por diante.

Assim como analisar instrumentos individuais de uma orquestra é complexo, entender o uso de água em casa está além das capacidades de modelos treinados por humanos. O “aprendizado não supervisionado” não apenas ajuda os nossos clientes a reduzirem o consumo dentro de suas residências, mas também vai aos poucos aprendendo melhor e expandindo suas capacidades de percepção de consumo ao longo do tempo.

O aprendizado não supervisionado está no centro do que estamos fazendo aqui na Seu Consumo. E para torná-lo útil e envolvente aos consumidores, criamos uma plataforma que permite aos clientes conhecerem em detalhes e em tempo real o que está acontecendo em suas casas.

A plataforma Seu Consumo oferece aos consumidores visibilidade em tempo real das operações detalhadas de suas casas. Esta capacidade de monitoramento e feedback em tempo real é única e contínua. O resultado final: nossos algoritmos estão cada vez mais poderosos e cada vez mais preparados para ajudar a rastrear a consumo de água e a fornecer informações para reduzi-lo, já que sabemos que muita água é desperdiçada em diversas residência em todo o Brasil.

E sim, nossos algorítimos levarão tempo para aperfeiçoar, mas os resultados prometem valer a pena!

Quer conhecer melhor o nosso trabalho, siga nossas redes sociais.

Posts relacionados

47 thoughts on “Aprendizado de máquina! Entenda o que é e como pode ajudar a reduzir o seu consumo de água!

  1. I seriously love your blog.. Excellent colors & theme.

    Did you develop this web site yourself? Please reply
    back as I’m hoping to create my own website and would like to know where you got this from or just what
    the theme is called. Thank you!

  2. I do agree with all of the ideas you have offered to your post.
    They’re very convincing and will definitely work. Still,
    the posts are too short for starters. Could you
    please prolong them a little from next time? Thank you
    for the post.

  3. Somebody necessarily lend a hand to make critically
    posts I’d state. This is the very first time I frequented your
    web page and up to now? I amazed with the research you made
    to make this actual publish amazing. Magnificent task!

  4. magnificent submit, very informative. I’m wondering why the
    other specialists of this sector don’t realize this. You must continue
    your writing. I am confident, you have a huge readers’ base already!

  5. I got this site from my pal who shared with me about this web site and at the moment this time I am browsing this website and reading very
    informative content at this time.

  6. Greetings, I think your blog could possibly be having internet
    browser compatibility issues. Whenever I look at your blog in Safari,
    it looks fine however, if opening in I.E., it has some overlapping issues.
    I just wanted to provide you with a quick heads up!
    Apart from that, wonderful website!

Deixe um comentário