Como economizar água em casa? 5 dicas para reduzir custos

4 minutos para ler

Apenas 2,5% de toda a água existente no planeta é adequada para o consumo humano, sem contar o desperdício gerado habitualmente. A cada cem litros de água tratada, 37 são perdidos por conta de vazamentos, ligações irregulares, falta de atenção, entre outros. Pensando em como economizar água em casa e contribuir para um mundo mais sustentável, listamos 5 dicas que vão ajudar a controlar o seu consumo de água e a reduzir os seus custos Acompanhe!

Como economizar água em casa: 5 dicas essenciais

Usar a vassoura no lugar da mangueira, lavar roupas com menos frequência e, até mesmo, reaproveitar a água do chuveiro para descargas ou regar plantas. É sempre bom relembrar algumas ações simples que podem fazer a diferença em seu consumo para economizar água e reduzir custos.

1. Tome banhos curtos

Reduzindo o tempo gasto no banho de quinze para cinco minutos, a quantidade de água utilizada passa de 135 para apenas 45 litros. Uma boa economia, certo?

2. Mantenha a torneira fechada

Parece óbvio, mas muita gente ainda deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça. Nossa dica é: feche a torneira ao realizar a limpeza e abra apenas ao enxaguar.

3. Substitua o acionamento do vaso

A descarga, quando utilizada da maneira errada, pode se mostrar como uma verdadeira vilã da economia. Isso porque vasos com acionamento por válvulas de descarga chegam a usar de 30 a 40 litros por fluxo.

Já os vasos equipados com caixas acopladas possuem válvulas com acionamento duplo em que o gasto de água por fluxo varia de três a seis litros, gerando uma economia de até 90%. Uma redução considerável.

4. Verifique vazamentos de forma periódica

Uma torneira pingando gasta, em média, 46 litros de água ao dia. No entanto, poucos tipos de medidores têm precisão suficiente para detectar pingos e a maior parte deles só começa a medir possíveis vazamentos a partir de quinze litros por hora. O aplicativo para leitura individualizada da Seu Consumo é uma excelente alternativa para detecção de vazamentos.

5. Substitua os reparos das válvulas de descarga

Só nesse último mês, a Seu Consumo detectou doze vazamentos, sendo que dez deles ocorreram em reparos das caixas acopladas que, por estarem desgastadas, não estavam vedando corretamente.

Ao longo de 14 anos de trabalho com sistemas de medição individualizada, identificamos que os reparos de caixa acoplada são responsáveis por 96% dos vazamentos em apartamentos e por isso merecem atenção redobrada.

Para isso, faça a substituição preventiva deles a cada 4 ou 5 anos, pelo menos. É muito comum que profissionais contratados para a manutenção dos reparos das válvulas de descarga executem somente a regulagem dos mecanismos móveis. No entanto, esse procedimento vai dar somente uma pequena sobrevida ao reparo.

Dessa forma, o melhor a se fazer é exigir que o reparo seja completamente substituído. Obviamente o custo será maior do que uma simples regulagem, mas pode gerar muita economia no futuro. Isso porque vazamentos em vasos sanitários podem causar prejuízos que variam entre R$200,00 e R$600,00 em um único mês.

Como economizar água em casa: dica extra

Uma ótima dica e que merece uma explicação mais detalhada é o que chamamos de controle de vazão utilizando o registro de água. Calma que a gente explica!

É um procedimento simples e que pode ser feito por qualquer pessoa. E o melhor, sem custo algum! Funciona assim:

  1. abra a torneira ao máximo permitindo a vazão plena da água;
  2. ainda com a torneira totalmente aberta, faça a regulagem dessa vazão no registro geral, ou seja, feche o registro até o ponto que, mesmo com a torneira 100% aberta, já não exista desperdício de água.

Simples assim! Também é possível instalar um redutor de vazão nas torneiras, o que simplifica todo o processo.

Vale ressaltar que a economia de quem faz um controle de vazão bem-feito chega facilmente a 15%, sem que seja necessário alterar em nada os hábitos de consumo. Os chuveiros também contam com redutores de vazão específicos para eles.

Viu como economizar água em casa pode ser muito fácil? Colocando essas dicas em prática e adotando medidas complementares, como ficar de olho se a medição do seu consumo está sendo feito de forma correta, você vai contribuir não só para um meio ambiente mais protegido, como também para a sua saúde financeira.

Conhece alguém que pode se beneficiar com essas informações? Então, compartilhe esse post em suas redes sociais e faça a sua parte!

Posts relacionados

Deixe um comentário