Como os medidores inteligentes podem beneficiar as construtoras?

9 minutos para ler

Com a entrada em vigor da lei que determina a individualização da água em prédios novos, todas as construtoras do país se viram obrigadas a acrescentar mais esse item em seus orçamentos. A consequência foi uma disparada nos pedidos de vendas de medidores, gerando um descompasso no mercado entre a oferta e a demanda!

Esse aumento repentino de demanda fez com que diversos importadores e distribuidores acrescentassem medidores de água aos seus portfólios de produtos, a fim de aproveitar essa oportunidade para aumentar suas receitas.

Mas junto a esse movimento do mercado, várias dúvidas começaram a surgir vindas principalmente das construtoras. Abaixo listamos aquelas que mais temos ouvido:

  • Desde que homologado pelo INMETRO, medidor é “tudo igual”, independentemente da marca?
  • Se um medidor atende às especificações técnicas (vazão e diâmetro) do projeto hidráulico, então ele é o mais adequado para minha obra?
  • É preciso substituir o medidor de 5 em 5 anos?
  • Posso utilizar união para fixar o medidor na rede hidráulica?
  • Todo medidor precisa receber o lacre do INMETRO?
  • Medidor Unijato? Multijato? Ultrassônico? Qual deles vai atender melhor a minha obra?
  • Devo instalar medidores comuns ou medidores inteligentes em meu empreendimento?
  • Os medidores podem ser instalados na vertical? E na horizontal com o visor voltado para baixo?
  • A construtora precisa de fato instalar o medidor ou pode deixar somente a previsão para a instalação?
  • Por qual razão uma construtora investiria em um medidor inteligente, sendo que o medidor comum já atende à especificação da lei nº 13.312/2016?

Esse post tem o objetivo de ajudar a esclarecer essa última pergunta. As demais serão respondidas nos próximos posts e também em nossas redes sociais. Leia até o fim e se ficar mais alguma dúvida, entre em contato conosco em http://seuconsumo.com/

A Seu Consumo vende medidores?

Não! A Seu Consumo não vende e não ganha nada com a venda de medidores! E exatamente por isso, tem liberdade para utilizar somente o que há de melhor em seus projetos de individualização, de modo a atender o cliente de forma personalizada e com o menor custo possível. Dito de outro modo: a Seu Consumo não é comissionada por nenhum fabricante ou distribuidor de medidores e isso confere a imparcialidade necessária para que ela possa indicar a melhor solução para cada cliente.

Pelo fato de a Seu Consumo possuir uma atuação nacional e seus profissionais e parceiros comerciais serem especialistas em individualização de água e gás em condomínios, eles têm percebido que muitas construtoras estão perdidas nesse processo de aquisição dos medidores. A maior parte delas têm comprado os medidores para suas obras como se fossem simples conexões hidráulicas. No entanto, medidores são instrumentos de medição sensíveis e que, se instalados e/ou utilizados de maneira errada, podem causar enormes transtornos tanto para a construtora quanto para o condomínio que irá fazer a gestão do consumo após a entrega da obra. Por outro lado, se bem especificados e corretamente instalados, podem proporcionar segurança e uma economia muito acima do que se pode imaginar.

Ressaltamos, portanto, que a função desse post é ajudar as construtoras a comprarem medidores de maneira mais consciente e profissional, de modo a obterem todos os benefícios que só os melhores medidores são capazes de proporcionar.

Por que as construtoras devem utilizar medidores inteligentes em seus empreendimentos?

Apesar de a plataforma Seu Consumo estar capacitada para oferecer tanto o serviço de leitura remota — em empreendimentos que possuem medidores inteligentes, quanto a leitura por foto — nos casos de haver somente medidores “comuns”, a nossa equipe, sempre que possível, dá preferência para especificar os medidores inteligentes. E fazemos por entendermos que eles são vantajosos sob diversos aspectos.

Convencer as construtoras a comprarem os medidores inteligentes costuma ser um grande desafio e abaixo listamos os principais mais motivos:

  1. Os maiores benefícios da leitura remota dos medidores serão percebidos pelos moradores do condomínio e não propriamente pela construtora. Portanto, existe uma tendência de algumas construtoras não perceberem o valor do medidor inteligente.
  2. A lei 13.312 que recentemente entrou em vigor, somente menciona que deve existir um medidor. Não fala nada sobre a medição remota.
  3. O medidor inteligente custa aproximadamente o dobro de um medidor comum.

Então, se para se adequar à lei bastaria à construtora instalar um medidor “comum” e, considerando que a maior parte dos benefícios da gestão remota de consumo não serão percebidos pela própria construtora, por qual motivo uma construtora investiria duas vezes mais na aquisição de medidores inteligentes?

Para responder essa pergunta, listamos os 6 principais benefícios que as construtoras podem obter ao instalarem medidores inteligentes em seus projetos:

  1. Redução do custo da obra.

Ao contrário do que se pode pensar, sem bem planejado, o uso de medidores inteligentes barateiam o custo da obra!

Tendo em vista que medidores precisam ser instalados com o seu visor voltado para cima, torna-se necessário construir cavaletes em local de fácil acesso e em altura adequada para que o leiturista possa iniciar o seu serviço, logo após a entrega do prédio. Partindo da premissa que será necessário instalar os medidores em local de fácil acesso, passa a ser necessário criar algum tipo de acabamento que possa harmonizar o local da instalação com restante do ambiente. Na maior parte das vezes, as construtoras confeccionam armários em MDF nos corredores do hall.

Ao passo que se optarem por instalar medidores inteligentes, tendo em vista que a leitura é feita remotamente (sem precisar acessar o medidor), as construtoras podem instalar em locais de acesso mais restrito, tais como:

  1. No entreforro (espaço existente entre o forro e a laje)
  2. Dentro de área reservada para lixeira
  3. Abaixo da a caixa d’água
  4. Até mesmo dentro do apartamento.

Assim a construtora consegue economizar em custos com acabamento, que obviamente serão muito maiores do que a diferença de preço entre os medidores “comuns” e medidores inteligentes.

  1. Melhor aproveitamento do hall dos pavimentos.

As paredes dos halls dos andares são cada vez mais disputadas por diversos itens, tais como hidrantes, extintores, caixas de passagem de telefonia e elétrica, rede pluvial, tubulação de recalque hidráulico e esgoto, elevadores, CFTV, etc.

Dessa forma, quanto menos itens for preciso instalar nas paredes dos halls, melhor. E, nesse aspecto, os medidores inteligentes são grandes aliados dos projetistas, já que em razão da leitura se dar remotamente, eles podem ser instalados em locais de difícil acesso, sem que ocupem espaço no hall.

  1. Manutenção pós-obra.

Um dos maiores dramas das construtoras é a manutenção pós-obra, pois é sinônimo de custo muitas vezes não planejado.

Ao entregar o prédio com medidores inteligentes, a construtora, além de estar agregando ao condomínio um serviço de gestão de consumo remoto de altíssima qualidade, também estará se resguardando de eventuais manutenções por uso indevido ou mau uso, já que estará confiando a operação dos medidores a profissionais especializados.

  1. Possibilidade de construir prumadas hidráulicas dentro das unidades.

Quando as construtoras começaram a implementar a individualização da água em seus projetos, elas se viram obrigadas a mudar a concepção da rede hidráulica em seus empreendimentos.

Se antes elas construíam uma prumada em cada área molhada do apartamento, com a individualização, criou-se a necessidade de que a prumada que abastece as unidades fosse situada na área comum da edificação, mais especificamente no hall de cada pavimento, de modo a permitir a instalação de medidores em locais de fácil acesso.

No entanto, com o advento dos medidores inteligentes, as construtoras que desejarem podem voltar a construir os prédios com prumadas dentro dos shafts dos banheiros e instalar medidores no entreforro dos banheiros e demais áreas molhadas.

Essa medida, em alguns projetos, poderá trazer uma enorme economia de tubulação, forro de gesso e mão de obra.

  1. Controle de estoque de imóveis.

Fazer a gestão do estoque de imóveis é um grande problema para qualquer construtora, mas é ainda mais delicado para as grandes construtoras, especialmente para aquelas que possuem imóveis em diversas cidades do Brasil.

Os imóveis que não foram comercializados durante a obra se tornam estoque das construtoras e passam a ser constantemente visitados por diversos corretores e seus clientes.

Durante essas visitas é muito comum o cliente abrir torneiras e acionar as descargas dos vasos, a fim de conferir a pressão e a qualidade da rede hidráulica. E não são raras as vezes em que as torneiras são esquecidas abertas ou mal fechadas, ou ainda os vasos ficam com a descarga disparada.

E o prejuízo para as construtoras podem alcançar os milhares de reais por apartamento se o vazamento persistir por vários dias.

Com hidrômetros inteligentes sendo geridos pela plataforma Seu Consumo, os vazamentos são detectados em até 48 horas, garantindo à construtora a tranquilidade de não ser surpreendida no final do mês com uma conta de água com um valor inexperado.

  1. Detecção de eventuais vazamentos em até 48 horas.

Talvez o principal diferencial que uma construtora obterá ao instalar medidores inteligentes é o enorme valor que será agregando ao apartamento! E as construtoras mais atentas do mercado já perceberam isso e têm utilizado os medidores inteligentes de forma estratégica para criar um diferencial para seus produtos.

Afinal, quando a Seu Consumo assume a gestão da água e/ou gás de um condomínio que foi entregue pela construtora com medidores inteligentes, ela é capaz de realizar não somente um única leitura por mês, mas MILHARES. É isso mesmo, milhares! E assim o síndico ou os condôminos podem acompanhar e controlar seus consumos de maneira on-line e praticamente em tempo real. Isso dá segurança na qualidade da informação e a tranquilidade que não haverá surpresas com contas altas no final do mês.

A Seu Consumo é uma empresa líder nacional em tecnologia de gestão de consumo em condomínios e está sempre disponível para ajudar seus clientes!

Se você está projetando ou construindo um edifício, conte conosco para obter dicas que vão proporcionar a melhor relação custo/benefício em sua obra!

Seu Consumo – Controle Inteligente de Água e Energia

Posts relacionados

27 thoughts on “Como os medidores inteligentes podem beneficiar as construtoras?

Deixe um comentário