Saiba se o medidor de água está correto!

3 minutos para ler

O hidrômetro é um instrumento criado para medir o consumo de água. Por meio dele, é possível verificar o gasto mensal em um apartamento, se há vazamentos na residência, e até mesmo observar se há necessidade de economizar água.

Como descobrir se o medidor está medindo corretamente?

Em decorrência de uma conta alta, é comum as pessoas suspeitarem da qualidade do medidor. Por mais que o equipamento de leitura seja eficiente, ele pode dar defeito e expor uma leitura errada. Caso isso aconteça, há algumas maneiras de verificar se o instrumento está funcionando corretamente.

A Seu Consumo criou um teste prático e eficaz, conhecido como “Teste do Balde”, para que você consiga realizar o teste do seu hidrômetro sem nenhuma dificuldade. Acompanhe o passo a passo.

1. Feche os registros e torneiras

Primeiramente, você deve ter certeza de que todos os registros e torneiras do imóvel estão devidamente fechados. Isso vai garantir que não exista nenhum consumo de água durante o teste.

2. Observe o medidor

Depois de fechar tudo, é importante verificar se o medidor está parado. Se for o caso, basta tirar uma foto para registrar a leitura daquele momento.

3. Encha o balde graduado

Em seguida, você deve pegar um balde graduado e enchê-lo até a marca de 10 litros no tanque da residência. É importante que seja um balde graduado porque, por meio dele, é possível ter uma maior precisão dos litros coletados.

Tome cuidado para não deixar nenhuma gota de água cair fora do balde nesse momento, isso pode interferir no teste. Depois de encher o balde, basta fechar a torneira e tirar uma nova foto.

4. Compare as duas fotos

Chegou o momento de comparar as duas fotos que você tirou, antes e depois de encher o balde. Caso tenham uma diferença de 10 litros ou próximo disso, o medidor está medindo corretamente.

Como identificar vazamentos no imóvel?

Uma das formas mais populares para descobrir se há algum vazamento oculto no imóvel é conferindo o hidrômetro. Para isso, basta fechar todas as torneiras e instrumentos que utilizem água, inclusive do vaso sanitário, mantendo somente os registros abertos.

Em seguida, você deve ir até o seu hidrômetro e anotar a numeração que estiver aparecendo — também é possível marcar apenas a posição do maior ponteiro. Por fim, basta aguardar 1 h. Se depois desse tempo o número do relógio estiver diferente ou o ponteiro tiver se movimentado, há um vazamento em sua residência.

O que fazer caso tenha vazamentos?

Se você realizou o passo anterior e descobriu que há um vazamento na sua casa, é importante tomar uma atitude para reverter a situação o mais rápido possível para evitar infiltrações. Sendo assim, não deixe de entrar em contato com profissional especializado para apurar a situação.

Aprendeu como testar seu medidor de água? Aproveite para compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais! 

Posts relacionados

Deixe um comentário