Condomínio inteligente: utilize a tecnologia em prol do bem estar

4 minutos para ler

Investir em tecnologias inovadoras para ter um condomínio inteligente é a melhor estratégia para conseguir reduzir custos e otimizar a gestão de contas da administração. Hoje existem diversos recursos que podem ser implementados para potencializar a segurança do condomínio e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores.

Para ajudar você, separamos alguns com foco em automação e sustentabilidade. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura deste post!

Sistemas de acesso e identificação

Os sistemas de acesso e identificação são ferramentas de condomínio inteligente aplicadas para otimizar a segurança. Com elas, você consegue construir um processo de identificação de moradores com mais agilidade e precisão. É possível utilizar usuários e senhas para liberar o acesso a uma portaria ou portão eletrônico, por exemplo.

Paralelamente, você pode instalar sensores de presença e alarmes. Esses são instrumentos mais tradicionais, já popularizados no mercado, mas que continuam sendo importantes para a qualidade de vida nos condomínios. Afinal, as pessoas que buscam esse tipo de imóvel costumam usar o critério de mais segurança para tomar a decisão de locação ou compra. Ter um sistema de segurança robusto valoriza o condomínio.

Assistentes virtuais para atendimento

As assistentes virtuais saíram das grandes marcas e chegaram às pequenas administrações. Com esse recurso tecnológico, a administradora consegue otimizar a qualidade do atendimento ao oferecer uma solução rápida, fácil e interativa para os condôminos.

Além disso, por meio da inteligência artificial que fundamenta essa solução, é possível coletar informações preciosas sobre o comportamento dos condôminos. Assim, a sua gestão atua de maneira preditiva ao observar, por exemplo, que os usuários estão realizando muitas buscas para esclarecer como funciona a assembleia.

Com a ajuda da tecnologia, o síndico tem a oportunidade de fazer uma comunicação mais alinhada e eficiente com os condôminos.

Reutilização de água da chuva

Um dos pilares do condomínio inteligente é a sustentabilidade. Nesse cenário, um recurso diferencial é o sistema de reutilização de água da chuva. Com ele, é possível fazer a coleta da chuva e direcioná-la para tubulações específicas, como as que são usadas para a descarga, regar as plantas e lavar a área de lazer.

Compostagem de resíduos sólidos

Recurso pouco conhecido, a compostagem de resíduos sólidos é um grande aliado da sustentabilidade e da gestão de condomínio. A partir dela é possível, além de diminuir a quantidade de lixo, reduzir os custos da administração com a manutenção da área verde, uma vez que os alimentos processados pelo equipamento são usados como adubo para as plantas.

Medição de água por telemetria

Mantendo o direcionamento sustentável, a medição de água por telemetria, além de facilitar o dia a dia dos moradores, é um recurso que contribui para a identificação de vazamentos. Isso é facilitado pelo seguinte viés: medição individualizada. A consequência disso é uma redução de custos em cascata, impactando positivamente a manutenção hidráulica e o consumo d’água.

Para ter uma gestão de custos eficaz, deixar os condôminos satisfeitos e valorizar o condomínio, é importante ficar atento às novidades do mercado com foco em condomínio inteligente. Por isso, continue acompanhando as novidades do nosso blog: aqui, você confere as principais inovações do segmento. Afinal, há muitas tecnologias sendo desenvolvidas para um consumo cada vez mais sustentável dos recursos, principalmente de água e energia.

Se você gostou deste post, então, aproveite e compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais! Mostre que você está antenado nas melhores práticas do mercado.

Posts relacionados

Deixe um comentário