Aumento da conta de água no condomínio: o que o síndico pode fazer?

4 minutos para ler

Lidar com circunstâncias que envolvem dinheiro de terceiros não é uma tarefa fácil. Em condomínios essa situação se torna ainda mais sensível. Por esse motivo, é imprescindível que o síndico tenha jogo de cintura para avaliar os fatos que envolvam essa questão.

Entre as inúmeras despesas de um condomínio, a conta de água é uma das que mais causam controvérsias, principalmente em residenciais que não têm suas contas individualizadas. Assim, a maioria das ações para combater o desperdício se tornam mais difíceis de se propagar.

Se você é síndico e quer atender melhor essas situações, chegou a hora de ficar por dentro das possibilidades em caso de aumento na conta de água.

Fique com a gente e aproveite o conteúdo!

Qual a responsabilidade do síndico nas despesas de água?

Ele é o grande responsável por acompanhar as despesas do condomínio e procurar alternativas para solucionar os imprevistos. Além disso, ele também precisa estar precavido para identificar quando algum caso remoto ocorrer. O aumento da conta de água é uma delas: como detectar um consumo excessivo se não há um controle sobre isso? Uma ótima dica é manter um histórico de consumo.

Com ele, é possível descobrir se os valores aumentam, reduzem ou se mantêm. A partir daí, os números poderão ser justificados para os moradores, proporcionando também embasamento para ações no condomínio.

O que fazer em casos de aumento da conta de água?

Se você é síndico, é importante saber quais ações tomar após a estruturação do controle da conta de água. Identificando o aumento considerável no consumo sem uma razão evidente, é necessário localizar a causa.

Busque por vazamentos

Muitas vezes, os vazamentos de água são internos e difíceis de localizar. Para não perder tempo, é importante contratar uma empresa especializada. Por terem equipamentos próprios, localizarão o vazamento de maneira específica e rápida. Isso possibilita que os reparos sejam feitos de forma imediata e definitiva.

Faça campanhas de conscientização

Muitas vezes, o consumo realmente aumenta. Fatores como o período de férias e o aumento das pessoas em casa são os causadores de um maior consumo de água. Logo, é fundamental conscientizar os moradores para um uso responsável da água.

Além disso, alertar os moradores que, se houver sinais de vazamento, eles deverão solucionar imediatamente ou procurar o próprio síndico para buscar por soluções. Ainda, é importante mencionar os possíveis sinais que devem ser observados.

  • bolhas na pintura;
  • goteiras;
  • mofo nas paredes.

Esses e outros sinais, quando identificados rapidamente, conseguem reduzir os gastos, tanto com reformas como com a conta de água.

Indique a individualização da água

Atitudes como essa, em um primeiro momento, podem onerar as despesas. No entanto, trazem diversos benefícios a longo prazo, pois cada morador será o responsável pelo seu consumo. Outro fator que torna a individualização da água um processo realmente bom para o condomínio é a possibilidade de identificação rápida em casos de vazamento, o que também contribui para as questões ambientais.

Como podemos perceber, o síndico é uma pessoa importante na política e no convívio de um condomínio. Logo, cabe a ele buscar alternativas de melhoramento para a boa convivência de todos os moradores.

Agora que você sabe o que fazer em casos de aumento da conta de água, entre em contato conosco. Temos o suporte que seu condomínio precisa para dinamizar e otimizar os controles.

Posts relacionados

Deixe um comentário