Individualização da água: O que é, quais os benefícios, como pode ser feita e mais

4 minutos para ler

Em diferentes tipos de prédios, faz-se necessário um controle exato de quanto cada unidade gasta com recursos, como água e gás. Isso é importante tanto para definir o valor justo que cada um deve pagar como para identificar corretamente algum vazamento que possa ocorrer. Assim, vale a pena investir em um sistema de individualização da água.

No post a seguir, confira como é feito esse processo e suas vantagens. Saiba também quais sistemas são usados para medir os gastos de forma individual.

Boa leitura!

O que é a individualização da água?

A individualização nada mais é que a medição de água separada de cada unidade em um condomínio. Como a concessionária geralmente não presta a medição individual, é preciso contratar uma empresa especializada que fará a leitura e a cobrança por unidade.

Dessa forma, pode-se averiguar o consumo de cada consumidor, garantindo a cobrança justa a cada um, mediante seus gastos. Por isso, a individualização é ideal para prédios como:

  • edifícios comerciais;
  • edifícios residenciais;
  • edifícios mistos;
  • hotéis;
  • galpões;
  • shoppings.

Como é feito esse processo?

Para começar, buscando definir padrões de sustentabilidade ambiental em novos condomínios, foi estabelecida, em 12 de julho de 2016, a LEI Nº13.312, que torna obrigatória a individualização da água em novas edificações, entrando em vigor cinco anos depois de sua publicação, ou seja, em 2021.

Quanto à aplicação, em regra, a individualização pode ser realizada em todo os condomínios, no entanto, os mais antigos podem apresentar maiores dificuldades técnicas devido à sua estrutura hidráulica, o que pode encarecer o processo. Nesse caso, primeiro é preciso que a decisão seja aprovada pelos condôminos, conforme as diretrizes do condomínio.

Então, é possível contratar uma empresa para instalar os medidores. Aqui, vale o cuidado de garantir que os medidores instalados sejam passíveis de serem lidos por outras empresas de gestão com atuação e boa reputação no mercado nacional. Dessa forma, caso o condomínio queira mudar a empresa prestadora de serviços no futuro, não será necessária a substituição dos medidores e da tecnologia de envio remoto das leituras.

Assim, com a instalação desses medidores feita, ocorre a leitura que pode ser tanto in loco, com um funcionário da empresa, ou remota, usando hardwares específicos para essa finalidade. A leitura remota garante uma maior precisão, bem como um acompanhamento praticamente em tempo real do consumo. Em seguida, a empresa especializada recebe dados automaticamente, gerando a cobrança devida, que é inserida individualmente na taxa de condomínio de cada unidade.

Quais as vantagens de individualizar a água?

A individualização da água traz muitas vantagens, tanto para quem mora quanto para o condomínio em si:

  • cada morador paga sua própria conta;
  • é possível ter mais consciência de quanto se gasta e repensar o consumo;
  • pessoas inadimplentes podem ser identificadas corretamente;
  • vazamentos podem ser rapidamente detectados e sanados;
  • a cobrança é mais justa;
  • o imóvel se torna mais valorizado;
  • a empresa contratada procede à gestão da água, repassando para a administradora os dados corretos;
  • a leitura é mais precisa.

Como você viu, a individualização da água em novos condomínios já é lei. Além disso, esses sistemas também permitem a instalação em prédios mais antigos. Dessa forma, vários benefícios são garantidos, como uma cobrança mais justa e sustentável. Para isso, o primeiro passo é contar com uma empresa especializada, como a Seu Consumo!

Quer trazer essa realidade para seu condomínio e melhorar a vida de todos com a nossa ajuda? Fale com a gente!

Posts relacionados

47 thoughts on “Individualização da água: O que é, quais os benefícios, como pode ser feita e mais

  1. I have read a few good stuff here. Definitely value bookmarking for revisiting.
    I wonder how much effort you place to make the sort of excellent informative
    site.

  2. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get
    setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very web smart so I’m not 100% positive.
    Any recommendations or advice would be greatly appreciated.
    Appreciate it

  3. I’m not that much of a internet reader to be honest but
    your blogs really nice, keep it up! I’ll go ahead
    and bookmark your site to come back later on. Cheers

Deixe um comentário