Como fazer a leitura de um hidrômetro?

6 minutos para ler

Controlar o consumo dos serviços básicos, como água e energia, contribui para que se tenha mais consciência na forma de utilização, bem como para a sua redução de despesas. Para identificar o quanto foi consumido de água, as companhias de saneamento usam hidrômetros.

Saber fazer a leitura do hidrômetro é essencial para se planejar e, principalmente, identificar se há vazamentos acontecendo. Eles são vilões da sua conta de água e, muitas vezes, o seu difícil diagnóstico pode fazer você pagar uma conta mais alta que o normal.

Quando pensamos nesse cenário dentro do contexto da gestão de condomínios o impacto é ainda maior: imagina vários imóveis com vazamento de água? Neste post, você confere, agora, como fazer corretamente a leitura do hidrômetro. Vamos lá?

O que é e como funciona um hidrômetro?

O hidrômetro é o equipamento medidor usado para mensurar o consumo de água de um imóvel. Em condomínios, pode haver um único que é compartilhado por todos os moradores, ou pode ter vários por apartamento, quando a água é individualizada. A individualização da água é interessante porque traz diversas vantagens ao condômino, principalmente a redução de custos e a fácil identificação de vazamentos.

Basicamente, o hidrômetro mensura o volume (metros cúbicos) de água que passa pelo seu sensor. O modo como ele vai fazer isso depende do modelo desse medidor. Hoje, você encontra no mercado hidrômetros de diversos tipos, dentre os mais populares há os velocimétricos, os volumétricos e os ultrasônicos.

Velocimétricos

Esses medidores apresentam grande versatilidade, podendo ser aplicados tanto em redes de água fria quanto em redes de água quente em projetos residenciais, condominiais e industriais. São os medidores mais utilizados na individualização de água condominial por apresentarem a melhor relação de custo/benefício dentre todas as opções de medidores existentes.

Volumétrico

Ao contrário dos medidores velocimétricos, os medidores volumétricos operam com base no princípio de um pistão girando dentro de uma câmara que possui um volume conhecido. De modo que cada rotação do pistão indica uma quantidade de líquido que escoou pela câmara do pistão.

Em razão dessa metodologia de medição, os hidrômetros volumétricos são muito precisos em baixas vazões e são totalmente adaptáveis às situações mais adversas, podendo ser instalados em qualquer posição, até mesmo com o visor de ponta-cabeça.

Ultrassônicos

O medidor ultrassônico é um tipo de medidor de fluxo que mede a velocidade de um fluido com ultrassom e correlaciona com o volume escoado. Usando transdutores ultrassônicos, esse medidor identifica a velocidade média ao longo do caminho de um feixe emitido por meio de um ultrassom, calculando a média da diferença no tempo de trânsito medido entre os pulsos de ultrassom que se propagam tanto na direção do fluxo quanto na direção contrária. 

Todos os medidores ultrassônicos utilizados para projetos de individualização já são equipados com dispositivos de radiofrequência, o que faz deles uma ótima opção para projetos de individualização de consumo em condomínios.

Por que é importante acompanhá-lo?

Acompanhar a leitura do hidrômetro é uma boa prática de gestão. Ela é importante tanto para os moradores quanto para a administração de condomínios. Quando falamos das responsabilidades do síndico, conhecer bem o comportamento de consumo do condomínio é importante para diagnosticar oportunidades de redução de custos, geralmente ao identificar algum vazamento ou divergência na conta de água.

Em condomínios onde o consumo é mensurado por meio de um medidor compartilhado é muito difícil de se identificar um vazamento. A gestão de condomínio e os moradores acabam arcando com uma despesa a mais, além de correrem o risco de ter danos à estrutura do local dependendo de onde o vazamento está. É algo sensível e que merece a atenção do síndico.

Há alguma inovação de medidores?

Mesmo para aqueles que não optam pela individualização de água, a tecnologia pode ser usada a favor. Com um aplicativo da medição individual, a gestão de condomínios pode usá-lo para ter um acompanhamento mais preciso do consumo. Para tanto basta acessar o app, tirar uma foto do medidor e digitar os números que aparecem no visor.

O mesmo pode ser feito em casas para se ter mais precisão na qualidade da informação, além de facilitar a vida de quem trabalha fora e não há quem possa receber o leiturista para a leitura mensal do hidrômetro. Independentemente do contexto, a tecnologia consegue atuar promovendo mais autonomia para os usuários.

Como fazer a leitura do hidrômetro?

A leitura do hidrômetro não é algo complexo de se fazer. O que pode causar um pouco de confusão é em relação às faixas de consumo da concessionária de água. Na prática, você deve, primeiramente, entender o que significa cada um dos números do hidrômetro.

Os quatro números à esquerda, em preto, correspondem aos metros cúbicos totais consumidos. Já os números vermelhos, à direita, correspondem à centena e dezena de litros, respectivamente.

Para identificar quanto foi o seu consumo durante um período, basta você subtrair os números da leitura atual com a última realizada. Agora, para calcular quanto você deve pagar na fatura de água, é preciso conferir na conta anterior quanto a concessionária cobra pelo metro cúbico conforme as faixas de consumo. Além disso, é importante que você se lembre de inserir no cálculo a taxa de esgoto.

Medição remota

Na medição remota, esse processo de cálculo é feito pelo software. Por meio da instalação de um concentrador, tem-se a concentração de dados de consumo em um ponto do condomínio em que é possível captar as informações por ondas de radiofrequência.

A quantidade de vezes que a leitura vai ser feita ao longo do dia depende da gestão de condomínios: a empresa ofertante dessa tecnologia parametriza conforme a orientação do síndico.

Para poder usufruir de todo esses recursos é importante que a gestão de condomínios conte com um parceiro que vai oferecer o melhor serviço e suporte na contratação. Com a Seu Consumo, você pode reduzir custos com água e proporcionar mais segurança, autonomia e satisfação para seus condôminos. Com a aplicação da tecnologia de medição remota você garante precisão na qualidade das informações.

Faça a individualização e a digitalização de água do seu condomínio, entre em contato conosco e solicite, agora, o seu orçamento!

Posts relacionados

Deixe um comentário