Como funciona a medição individual de gás em condomínios?

3 minutos para ler

A medição individual de gás é uma solução vantajosa para corrigir eventuais injustiças que venham a ser feitas na cobrança. Quando não existe esse sistema implantado, todas as unidades devem pagar a mesma cota, ainda que tenham consumido pouco ou que o imóvel esteja desocupado, ou seja, sem consumir nada.

Neste artigo, vamos mostrar a você no que consiste essa medição inovadora. Você entenderá do que se trata essa tecnologia e como ela funciona. Ainda, para que faça mais sentido para você, apresentaremos as vantagens obtidas com a implantação desse sistema. Ao fim, você saberá qual a relação existente com a medição individualizada de água.

Confira!

O que é um medidor de gás?

Qualquer condomínio é composto por um determinado número de condôminos e é perfeitamente natural que cada unidade queira pagar suas contas de acordo com o que foi efetivamente consumido.

Dessa forma, quando o bem em questão é a quantidade de gás usado, é necessário usar um medidor. Ele será responsável por fazer o registro do volume de gás consumido de forma individualizada. Essa é a melhor maneira de ter um pagamento justo na taxa de condomínio.

Como funciona a medição individual de gás?

Um medidor individual conta, necessariamente, com uma válvula registradora. Ela tem a função de estabelecer o fluxo de gás utilizado em um apartamento. Por meio dessa válvula, o fornecimento de gás encanado pode ser mantido ou suspenso, além de efetuar a detecção de vazamentos e cortar imediatamente o gás destinado ao imóvel em questão.

Além disso, o medidor tem um relógio de medição. É nesse dispositivo que ficam armazenadas as informações de consumo. Por meio dele, é possível saber exatamente quanto cada unidade do condomínio consumiu de gás em determinado mês. Existem diferentes modelos de medidores, oferecendo leituras modernas e eficientes, como a telemetria ou por radiofrequência.

Quais são as vantagens da medição individualizada?

De longe, a maior vantagem desse modelo diz respeito a uma cobrança mais justa. Condomínios que não contam com esse sistema precisam ratear a conta de maneira uniforme entre os imóveis que fazem parte do conjunto. Assim, condôminos que consomem menos acabam pagando a mesma conta daqueles que apresentam grandes consumos.

Outro ponto de destaque é a relação comercial individual definida por meio desse procedimento: em caso de inadimplência, as medidas legais cabíveis podem ser tomadas em relação a apenas aquele condômino que gerou a pendência. Não mais acontece o fato de todo o condomínio ser prejudicado pela falta de pagamento de alguns poucos.

A medição individual de gás é muito útil para efetuar cobranças mais justas e que reflitam o que realmente foi consumido por cada condômino do local. A exemplo da medição individual que se tornou lei, deve-se contar com uma empresa especializada no ramo quando se pretende fazer a migração. A Seu Consumo é especialista na implantação da medição individual de consumo de água e você pode contar com essa nova solução para tornar a cobrança mais eficiente em seu condomínio.

Gostou do artigo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário