Medição remota de água: como funciona e quais seus benefícios?

5 minutos para ler

A medição remota de água é viabilizada por meio do uso da tecnologia de radiofrequência nos hidrômetros. Para que esse processo de leitura seja possível, é importante que o medidor seja pré-equipado com essa tecnologia ou que permita o acoplamento de dispositivos de rádio. Em ambas as situações, a leitura é 100% exata e pode ser realizada uma distância de até 500 metros do medidor, de maneira rápida e eficaz.

A possibilidade de realização de leituras à distância permite que os medidores sejam instalados em locais de difícil acesso para leitura manual. Sendo assim, a utilização de hidrômetros com radiofrequência mostra-se interessante não apenas em edifícios residenciais e comerciais, mas também em ambientes industriais.

Quer entender melhor como funciona esse processo e suas vantagens? Então continue a sua leitura!

O que é a medição remota da água?

Antes de tudo, é preciso entender que a medição remota da água é somente uma maneira de fazer a leitura do medidor. Quem precisa realizar uma leitura em um medidor, pode optar por fazê-la remotamente ou visualmente (como, em geral, é realizado pelas Companhias de Saneamento).

Quais são os benefícios da medição remota de água?

Os benefícios da medição remota são:

  • Precisão na leitura: tendo em vista que o processo de leitura remoto é automatizado, não há que se falar em erros, diferentemente do que ocorre na leitura visual; por mais cuidadoso que seja o leiturista, equívocos podem acontecer;
  • Agilidade: sistemas de medição remota são capazes de fazer leituras de milhares de medidores em menos de 1 minuto;
  • Detecção automática de vazamentos, fraudes e anormalidades: medidores equipados com sistema de leitura remota podem ser parametrizados com a finalidade de auxiliar no controle de várias eventualidades, diminuindo a chance de prejuízos aos clientes;
  • Várias leituras por dia: é possível programar o sistema para recolher as leituras em intervalos curtos, de, por exemplo, 1 em 1 hora, permitindo ao cliente aumentar o controle do consumo, e, por consequência, economizar.
  • Possibilidade do morador criar limites e metas de consumo: ao atingir tais parâmetros, os moradores são automaticamente informados via SMS e/ou e-mail. Isso gera uma maior consciência de consumo e, principalmente, possibilidade de economia.
  • Segurança: todo o processo de leitura é realizado remotamente, ou seja, sem a necessidade da entrada de um leiturista nas dependências do condomínio.
  • Viabilidade de instalação dos hidrômetros em locais inacessíveis: com medidores equipados com dispositivos de leitura remota, é possível instalar os medidores em forros de gesso, “shafts” e até mesmo embutidos na parede. Mesmo nesses locais, a leitura pode ser realizada a uma distância de até 200 m.

Como a medição remota pode ser feita no condomínio?

Na medição remota, o dispositivo radiotransmissor conectado ao hidrômetro envia os dados de consumo registrados pelos medidores individuais para uma plataforma. O recolhimento dos dados pode ser realizado das seguintes maneiras:

Método Walk-by

Nesse caso, um colaborador da empresa (leiturista), utilizando uma antena e um celular com o aplicativo SeuConsumo, passa mensalmente em frente ao prédio e recolhe as leituras de todos os medidores.

Os registros recebidos via radiofrequência são arquivados e transmitidos para a central da empresa, que realiza a gestão dos dados, o cálculo de consumo, identifica tentativa de fraudes e até mesmo vazamentos. Esse método dispensa a entrada de prestadores de serviços no condomínio, pois a coleta dos dados pode ser integralmente realizada do lado de fora do portão.

Método Concentrador

Instala-se um concentrador de dados em um determinado ponto dentro do condomínio onde seja possível captar os sinais de radiofrequência emitidos por cada medidor. Em seguida, é feita a parametrização, determinando-se a quantidade de vezes que as leituras serão recolhidas e enviadas para o sistema de gestão. O interessante é que podem ser feitas diversas leituras por dia, garantindo um maior controle do consumo. Todas as leituras são armazenadas, tratadas e disponibilizadas no portal SeuConsumo aos usuários.

Sem dúvidas, esse é o método que mais agrada aos clientes, pois aumenta significativamente a autoconsciência de consumo.

E como os vazamentos são identificados?

Considerando que não existe nenhum equipamento residencial que demande a utilização de água ininterruptamente em um período de 24 horas, se o medidor não parar de contabilizar consumo nesse intervalo, é possível afirmar que existe um vazamento. Nesse caso, o próprio medidor enviará um alarme à plataforma, informando essa ocorrência.

Nos casos em que a leitura é realizada por meio de concentradores de dados, esses alarmes de vazamentos são recebidos de 1 em 1 hora e são interpretados por algorítimos capazes de conferir e confirmar a existência de perdas de água. Assim, de forma automática, a plataforma de gestão imediatamente envia um alerta aos responsáveis pelo condomínio, por e-mail ou SMS, para que possam tomar providencias e evitar maiores prejuízos.

Agora que você já sabe o que é a medição remota de água, como ela funciona e suas vantagens, é muito importante contratar uma empresa especializada, que conte com uma plataforma eficiente como a SeuConsumo.

Quer entender melhor a maneira de consumir água no seu condomínio? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário