O que é uma empresa do tipo SaaS? Confira as vantagens da sua contratação

6 minutos para ler

Com a tecnologia cada vez mais presente nos mais variados setores, entender o que é Saas, também conhecido como Software as a Service, pode ser relevante. Tendo em vista se tratar de uma maneira inovadora de distribuição de sistemas e serviços, constituída por armazenamento na nuvem, agilidade, segurança de dados e demais recursos bastante vantajosos para os negócios.

Ou seja, é uma estratégia desenvolvida com a finalidade de entregar softwares e aplicativos pela Internet, coletar, armazenar e manusear dados de forma online. Assim, o provedor de serviço assume todas as responsabilidades relacionadas a atualização, proteção das informações, gestão dos acessos, desempenho e outros recursos que fazem parte do serviço.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar como funciona e as principais vantagens de uma empresa do tipo SaaS.

Continue a leitura!

Como funciona uma empresa SaaS?

Como já foi dito, o acesso a processos e dados da plataforma é realizado por meio online, com a administração acontecendo de maneira centralizada. Além disso, as aplicações SaaS normalmente se encaixam no formato one to many, considerando que as funcionalidades são disponibilizadas para várias empresas/clientes.

Outro aspecto relevante é que as ferramentas contam com recursos úteis de Interface de Programação de Aplicações, para eventuais integrações que possam ocorrer com softwares internos.

Quais são as vantagens da contratação de uma empresa tipo SaaS?

Agora que você já sabe o que é SaaS e como esse tipo de empresa funciona, é importante entender quais são as suas principais vantagens.

Conheça as principais a seguir!

Uso de funções essenciais

Um dos grandes benefícios do SaaS é que ele possibilita o uso somente de funcionalidades que forem necessárias à situação atual do cliente, permitindo o acesso a partes do sistema, com a expansão de maneira gradual com os upgrades adequados.

Simplicidade na implementação

Essa facilidade se deve ao fato de não exigir que o usuário tenha uma estrutura completa de informatização e tecnologia. Sendo assim, a implementação pode ser feita independentemente do time de TI disponível pelo cliente. Também, permite que a empresa não precise investir um valor muito elevado em treinamento da equipe para manutenção e instalação do software, por exemplo, com consultorias de implementação.

Redução de custos

A minimização dos custos decorre, principalmente, da otimização e economia do tempo aplicado em todos os processos, o que é uma vantagem importante considerando o modelo tradicional. Além disso, as empresas que atuam com a modalidade SaaS são mais eficientes, já que os clientes pagam um valor para usar o serviço todo mês, sem muita complexidade e desafios, já que a tecnologia é aplicada com o objetivo de proporcionar essa praticidade.

Acesso em qualquer lugar

Outra questão é que para usar os serviços de uma empresa SaaS só é necessário estar conectado à Internet. Essa prática possibilita que o cliente consiga usar um programa mesmo se estiver em uma viagem, em sua residência ou qualquer local que não seja a empresa. Com o avanço da disponibilidade da Internet nas mais variadas regiões, cada vez mais o serviço se estende e gera mais possibilidades de uso.

Customização conforme as necessidades do cliente

Caso o serviço contratado não consiga atender a todas as demandas dos clientes, é possível obter pacotes adicionais e, assim, personalizar o sistema. Isso vai aumentar a eficiência e a satisfação das empresas contratantes.

Também, muitas funções e ajustes são executados em um sistema SaaS, considerando avaliações realizadas a respeito da forma como os clientes usufruem da solução, bem como observando as sugestões apresentadas. Por esse motivo, o design e o modelo de funcionamento do sistema são alinhados constantemente aos formatos que geram resultados satisfatórios para os usuários.

Atualização de maneira automática

Quando um software comum é usado, o cliente sempre terá que investir em sua atualização, fazendo com que tenha que pagar novas taxas. Com um SaaS isso não é preciso, considerando que as atualizações são feitas automaticamente, já que o programa se encontra hospedado na Internet.

Integração facilitada com outros sistemas

A integração com outros sistemas também é um benefício considerável, tendo em vista que, de forma inteligente, os softwares já são desenvolvidos para viabilizar a integração de forma ágil e simples. Outro fator é que muitos provedores de SaaS oferecem Interfaces de Programação de Aplicativo, ou APIs, que tornam possível a integração com outras aplicações complementares e correspondentes. Tudo isso leva à gestão continua de todos as suas funcionalidades, conforme a demanda que o serviço tem.

Agilidade para solucionar problemas

Ao surgir algum imprevisto, não existe a necessidade de esperar um técnico ir até a empresa, escritório e demais localidades para fazer a manutenção e solucionar determinado problema que apareceu no decorrer da execução do software. Isso ocorre pelo fato de que toda a assistência pode ser feita de maneira remota, diminuindo o tempo e trazendo resoluções de forma mais efetiva.

Segurança das informações

Caso o cliente fique sem acesso ao sistema, seja por falta de conexão ou dano no computador usado, os dados relacionados ao SaaS ficarão salvos. O que impede que eles sejam perdidos, considerando que tudo fica armazenado na computação em nuvem.

Entrega de métricas de desempenho

Esse modelo permite a coleta e a avaliação de indicadores disponibilizados pela própria ferramenta. Geralmente, são baseados nas métricas mais usadas no ramo atendido. Também, podem ser definidas em observância à maneira como os clientes os usam.

Como a Seu Consumo se enquadra nesse formato?

A plataforma desenvolvida pela Seu Consumo atua auxiliando os usuários a entender melhor a forma de consumir água e gás de suas residências. Por exemplo, quantos litros de água são consumidos, recebimento de alertas de consumo negativo, além de relatórios que podem auxiliar em uma melhor gestão condominial e demais ferramentas disponíveis no aplicativo. O mais interessante é que tudo isso pode ser feito a qualquer hora e lugar, em tempo real, pela Internet.

Agora que você entende o que é SaaS e suas principais vantagens, é importante ter em mente as facilidades que esse formato pode proporcionar aos seus clientes. A Seu Consumo é uma empresa para revolucionar o processo de individualização do consumo de água, colaborando com sua atuação integrada, principalmente com administradoras de condomínios.

Quer conhecer melhor os serviços oferecidos pela Seu Consumo? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe um comentário