Saiba como funciona o app Seu Consumo

6 minutos para ler

Pensando em inovar o monitoramento do consumo de água, o aplicativo Seu Consumo chega ao mercado com a missão de transformá-lo. O método antigo de aferição da quantidade de água consumida passou por uma revolução e agora tudo pode se tornar mais prático. É possível, inclusive, automatizar a geração de relatórios dos dados coletados.

Neste artigo, você verá como se dá o funcionamento desse aplicativo incrível. Você conhecerá seu modo de funcionamento e saberá que a ajuda proporcionada por ele pode melhorar os métodos de gestão usados atualmente. Por fim, você conhecerá também as duas formas de contratação desse serviço. Confira!

O que é o aplicativo Seu Consumo?

Com a entrada em vigor da Lei Federal nº 13.312/16 no ano de 2021, os novos condomínios passaram a ser obrigados a adotar a medição individualizada de água em suas instalações. Isso significa que cada imóvel dentro de um condomínio qualquer terá seu consumo medido de forma individual. Aos condomínios já existentes, a adesão ao novo sistema é facultativa.

A grande conquista da implantação dessa lei certamente está na mudança quanto ao antigo modo, em que havia apenas a aferição do consumo global e o valor era rateado entre os condôminos de forma igualitária. Isso provocava injustiças, pois mesmo um imóvel fechado e sem consumo deveria pagar pela conta de água.

O fato é que, sempre que a medida é abraçada, novos equipamentos devem fazer parte da infraestrutura do local. Um deles é o medidor individual de consumo de água. Existem vários modelos, desde os mais simples até mesmo os equipamentos que permitem a leitura remota.

Como forma de melhorar ainda mais o controle do consumo desse bem tão precioso, um aplicativo de celular pode ser usado para dinamizar o monitoramento. Trata-se do app Seu Consumo. Por meio dele, é possível efetuar uma gestão automatizada dos gastos com água pelos condôminos. Ele possui funcionalidades que permitem estruturar um histórico de leituras e, com isso, saber de forma simplificada todos os dados a respeito do gasto individual de água pelo condomínio em questão.

Como se dá a operação do aplicativo?

Para que o aplicativo possa ser funcional, é necessário que haja um ponto de partida. Esse “start” inicial será a última leitura realizada no medidor que afere o consumo de água. Isso é fundamental para que o aplicativo registre a sua referência inaugural de trabalho e, com isso, a ação de leitura mensal possa ser efetuada.

Dessa forma, o aplicativo funcionará por meio do método visual de leitura, ou seja, depois que ele for instalado e estiver aberto no celular, pronto para o uso, basta tirar uma foto do hidrômetro em questão. Também é necessário digitar todos os números que aparecem no medidor que foi fotografado.

Com isso, é criado um banco de imagens no qual constarão todos os registros feitos mês a mês. É importante ressaltar que essa fonte de dados é totalmente acessível por qualquer condômino que assim o deseje fazer. Essa transparência é necessária para que todos saibam que o sistema é passível de fiscalização a qualquer momento.

Ocorrendo esse setup inicial, a automação está livre para acontecer. Entende-se com essa afirmação que o gestor (quer seja um síndico ou uma administradora de condomínios) passa a receber de forma automática o cálculo do consumo de cada unidade integrante do espaço em questão. Além disso, também são gerados e enviados os relatórios sobre o desempenho do consumo de água todos os meses. Isso possibilita uma melhor visão da efetividade de eventuais campanhas de consumo consciente, por exemplo.

Quais são as funcionalidades do app Seu Consumo?

Além de toda a comodidade de receber os mais variados relatórios de forma automática para melhorar a gestão condominial, é possível também utilizar várias outras ferramentas disponíveis no app. Duas delas ajudam a evitar erros relativos ao monitoramento do consumo: tratam-se do alerta de consumo elevado e do alerta de consumo negativo.

No primeiro caso, se o alerta for disparado, há a clara indicação que uma determinada meta de consumo foi ultrapassada. Isso indica consumo além do esperado, apontando um desperdício por parte do condômino. Se a situação não for essa, então muito provavelmente estará ocorrendo vazamento nas instalações. Portanto, essa funcionalidade do app ajudará na correção precoce de problemas estruturais.

Quais são as formas de contratação do serviço de medição individualizada de água?

O procedimento de para individualizar a medição do consumo água em um condomínio pode se dar por completo ou de forma parcial. Quando falamos em modo full service, a indicação diz respeito ao processo de aferição do consumo que se dá após a instalação do novo sistema. Afinal de contas, não basta apenas implantar o novo modelo, é preciso acompanhar o seu funcionamento.

Neste quesito, existe o modelo completo ou apenas a contratação de uso do aplicativo. A primeira opção certamente fornece uma comodidade muito maior quando comparada à segunda. A razão disso é que não é necessário que nenhuma ação seja tomada pela gestão do condomínio, pois um funcionário da Seu Consumo fica encarregado de realizar a leitura (e, portanto, a coleta dos dados) a cada mês. Isso proporciona grande independência no bom desempenho do serviço.

Já no segundo modelo, algum funcionário do condomínio, da gestora ou o próprio síndico deve fazer a leitura e coletar os dados. Após isso, o app deve ser usado para fazer o envio das imagens para o banco de dados e, assim, os relatórios poderão ser gerados e enviados todos os meses para o responsável pela administração do local.

O aplicativo Seu Consumo é uma ferramenta de grande eficiência no monitoramento do consumo de água em qualquer condomínio, seja ele de grande ou de pequeno porte. Em suma, ele significa o uso da tecnologia na expansão do verdadeiro consumo sustentável dos recursos naturais. Com ele, é possível controlar os gastos e realizar uma gestão condominial ágil, pautada na tecnologia e digitalização.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato e conheça nosso app para saber todos os benefícios que ele pode proporcionar à administração do seu condomínio.

Posts relacionados

Deixe um comentário