Como funciona o sistema de medição remota de água? Confira aqui!

6 minutos para ler

A transformação digital trouxe grandes mudanças não somente na rotina das corporações, mas no nosso dia a dia. Hoje, a inteligência artificial é aplicada até para desenvolver um sistema de medição remoto de água.

Inovações como essa facilitam a rotina de qualquer pessoa, esteja ela morando em condomínios ou não. Isso é possível, pois permite a coleta de dados para fazer o controle certeiro do consumo de água. Tal sistema costuma estar vinculado ao processo de individualização de água em condomínios e pode trazer uma redução no consumo de até 30%.

Neste artigo, você vai saber como funciona o sistema de medição remoto de água. Continue a leitura e conheça tudo sobre o assunto!

O que é um sistema de medição remoto?

No início dos anos de 1990, uma tecnologia ganhava destaque no Brasil: a telemetria. Na época, ela tinha como aplicação principal a otimização do gerenciamento de frotas veiculares. Hoje, é empregada em diversos segmentos de negócio e é um recurso fundamental para fazer a gestão a distância de processos operacionais.

O sistema de medição remoto de água funciona por meio dessa tecnologia. Ele permite que o usuário faça o gerenciamento inteligente do seu consumo, pois a telemetria faz a coleta precisa de dados em tempo real, identifica vazamentos e até mesmo eventuais fraudes. Para que esse controle funcione, é preciso instalar um hidrômetro equipado com esse recurso ou adaptar o hidrômetro comum.

Esse sistema inteligente pode funcionar utilizando a tecnologia GPRS (General Packet Radio Services, ou Serviços Gerais de Pacotes de Rádio), transmissão via radiofrequência, pela rede de energia elétrica, infravermelho, servidor de internet etc. Isso vai depender do fornecedor que você contratará para esse serviço.

Diferença entre a medição remota e a tradicional

Diferentemente da medição tradicional, a remota permite que o usuário acompanhe a evolução do seu consumo ao longo do mês. Ele pode fazer essa verificação na periodicidade que lhe for mais interessante. Tudo isso usando um aplicativo de leitura individualizada que reúne os dados em indicadores de controle.

Além disso, com um sistema de medição remoto de água, as informações do hidrômetro são enviadas do fornecedor do software (programa de computador) diretamente para a concessionária de água no dia em que deveria ser feita a leitura. No caso de imóveis residências unifamiliares, isso traz mais liberdade para o usuário. Ele não precisa mais esperar o leiturista ou, até mesmo, ter que deixar a chave da casa com algum vizinho.

Quais são as vantagens desse sistema?

Bem, até aqui, você percebeu que um sistema de medição remoto de água pode ser bem interessante, não é verdade? Ele pode ser um recurso fundamental para melhorar o gerenciamento dos custos condominiais, por exemplo. Para você ter mais clareza sobre os ganhos possíveis com essa tecnologia, listamos abaixo algumas das suas vantagens. Confira!

Precisão da leitura

Associando a telemetria com a inteligência artificial, a leitura do hidrômetro se torna extremamente precisa. É possível acompanhar a evolução do seu consumo, inclusive mapear quais são os dias e épocas do ano em que você mais utiliza água. Isso é interessante para que consiga implementar ações na sua rotina para reduzir o consumo.

Detecção automática de vazamentos

Como essa tecnologia mensura a vazão de água, ela consegue identificar possíveis vazamentos. Quando a vazão está contínua, isso é um sinal de que tem algo errado e um alerta é emitido diretamente para o seu aplicativo.

Segurança e agilidade

Muitas pessoas já ficaram com receio de abrir o portão e não ser de verdade o leiturista da concessionária. Infelizmente, é de conhecimento que criminosos costumam se passar por esse profissional para praticar furtos e roubos.

Com o sistema de medição remota de água nenhuma leitura será feita dentro do seu imóvel, pois as informações são enviadas diretamente para um aplicativo, agilizando o processo para a concessionária de água.

Cobrança mais justa

Como esse sistema mensura o consumo preciso de água, a cobrança feita pela concessionária é mais justa, inclusive porque vazamentos serão identificados de forma imediata. Além disso, no caso de condomínios, o consumo de água individual não será embutido na taxa de condomínio no formato de rateio. A medição é individualizada, e o usuário só vai pagar aquilo que realmente consumiu.

Gerenciamento por indicadores

Nunca a vida foi tão direcionada a dados como tem sido. Hoje, as nossas informações são utilizadas por diversas aplicações, como o Google, para identificar nossas preferências de compra e, até mesmo, para nos auxiliar a ter uma vida mais saudável ao coletar dados da nossa rotina.

Isso também é aplicado no contexto da medição de água, trazendo indicadores de controle que são fundamentais para otimizar a utilização desse recurso e melhorar os gastos feitos tanto pela gestão de condomínio quanto por cada morador.

Redução de desperdício

Esse monitoramento traz um senso de conscientização para os usuários, que ficarão mais propensos a utilizarem a água de forma adequada, evitando o seu desperdício. Isso impacta diretamente nos custos com esse serviço, que serão reduzidos no longo prazo à medida que o comportamento dos moradores modifique.

Como escolher um fornecedor de medição remota?

Com todas essas vantagens, você viu que está na hora de implementar essa solução na sua casa ou condomínio, não é mesmo? Agora, a parte mais complicada é encontrar um parceiro que possa executar o serviço e entregar um trabalho de qualidade, que vai trazer retorno. Na hora de contratar um fornecedor, você precisa avaliar se:

  • a credibilidade da marca no mercado é positiva.
  • ele oferece uma assistência ao cliente e acompanhamento contínuo;
  • as soluções dele são com tecnologia de ponta;
  • os preços que ele pratica são, de fato, compatíveis com o mercado;
  • existem outras empresas aptas a realizarem a leitura dos medidores instalados.

Os medidores equipados com dispositivos de telemetria possuem baterias com longa duração. Na maior parte das vezes, superior à 10 anos. Portanto, é muito importante ter a garantia de “portabilidade” da empresa prestadora de serviços sem que seja necessária a substituição dos medidores.

É recomendável que o síndico esteja sempre atento para o fato de haver mais de uma empresa capaz de realizar a leitura remota dos medidores.

Para saber mais sobre a medição de água remota e individualizada, entre em contato conosco! A Seu Consumo pode ajudar você!

Posts relacionados

Deixe um comentário